Cartilha de Prevenção e enfretamento do assédio sexual no serviço publico federal
O Brasil tem alcançado índices alarmantes de violência contra a mulher. Dados estatísticos demonstram que a cada oito minutos uma brasileira sofre abuso sexual, enquanto 42% já sofreram violência doméstica. Como vertente desse tipo de violência, o assédio sexual tem sido uma prática abusiva constante nos mais diversos ambientes sociais.
Com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a prevenção e o enfrentamento do assédio sexual no ambiente de trabalho, a Cartilha de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual no Serviço Público Federal oferece informações claras e práticas para identificar, prevenir e denunciar condutas abusivas. Elaborada pela A Advocacia-Geral da União, a iniciativa reflete o compromisso com a promoção de um ambiente de segurança trabalhista, respeitoso e inclusivo, reforçando uma política de 'tolerância zero' contra o assédio no serviço público.
A publicação aborda temas fundamentais, como os aspectos legais do assédio sexual, as formas de identificação de comportamentos inadequados e os canais disponíveis para denúncia. Além disso, apresenta exemplos práticos e orientações para gestores e servidores sobre como agir diante de situações de assédio, promovendo a construção de um ambiente de trabalho baseado na ética e no respeito mútuo.
Source: CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO